Compre Agora
Agendamento Oficina
WhatsApp 96116-8504
Fone 4334-6682

Volkswagen lança família de caminhões leves desenvolvidos no Brasil

Notícias - Volkswagen lança família de caminhões leves desenvolvidos no Brasil
Volkswagen lança família de caminhões leves desenvolvidos no Brasil

Volkswagen lança família de caminhões leves desenvolvidos no Brasil

Os novos modelos foram desenvolvidos no Brasil e Alemanha para atender mercados emergentes, mas o foco por enquanto é no latino-americano.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus espera que o mercado brasileiro de veículos comerciais mantenha tendência de recuperação até o final deste ano, caminhando para interromper um ciclo de quatro anos de quedas em um momento em que a empresa ingressa na base do segmento de leves com uma nova família de produtos.

A companhia, que disputa a liderança do mercado brasileiro de caminhões com a Mercedes-Benz, lançou a família de caminhões formada por seis modelos e que é direcionada para atender um setor responsável por cerca de 30% das vendas de caminhões no país.

Os novos modelos foram desenvolvidos no Brasil e Alemanha para atender mercados emergentes, mas o foco por enquanto é no brasileiro e no latino-americano.

O lançamento é resultado de investimento de R$ 1 bilhão no projeto iniciado em 2011 e considerado pelo presidente da companhia na América Latina, Roberto Cortes, como o mais importante já realizado pelo grupo.

“É difícil fazer negócio em um país com instabilidade política, mas existe uma crença de que estamos no caminho certo…A indústria começou o ano com queda de 30% nas vendas sobre um ano antes, mas começou a melhorar com as vendas saindo de 155 caminhões e ônibus por dia no país em janeiro para 270 em julho, quase o dobro”, disse Cortes.

Segundo ele, mesmo que as vendas não cresçam significativamente este ano, “em 2018 tudo aponta para que o rumo seja positivo, com aprovação de reformas e ambiente de negócios melhor. E, em 2019, teremos recuperação”, disse Cortes, acrescentando que a projeção de investimento da empresa para o período de 2017 a 2021 é de R$ 1,5 bilhão.

Neste mês, a associação de montadoras, Anfavea, cortou a estimativa para as vendas de veículos pesados, que incluem caminhões, em 2017 para uma alta de 3,6%, a 64 mil unidades. A projeção inicial previa crescimento de 6,4%.

A indústria de caminhões do Brasil, um termômetro do nível de investimento na economia do país, teve vendas de 140 mil veículos em 2014, caindo a 51 mil em 2016.

No caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a empresa começou este ano trabalhando apenas um turno durante quatro dias por semana na fábrica em Resende (RJ), ritmo que em agosto passou a 5 dias por semana e três sábados por mês, disse Cortes.

O executivo afirmou que a nova família de veículos foi lançada para atender mudanças nas tendências de entregas de produtos no país causadas pela forte expansão do comércio eletrônico e dificuldades próprias de locomoção nos grandes centros brasileiros.

O modelo mais leve da família, com 3,5 toneladas de peso bruto total, pode ser conduzido por motoristas com habilitação para conduzir automóveis e deverá entrar em competição direta com modelos populares no país de montadoras asiáticas como a Hyundai.

A família de caminhões leves deverá ajudar a empresa a cumprir a meta de dobrar a participação de suas exportações no total de vendas de 15% para 30% nos próximos dois a três anos, disse o executivo.

Ele acrescentou que os modelos “serviriam para a Ásia, mas é uma questão de se fazer a conta de retorno…É um projeto para países emergentes.”

Fonte: autoesporte